NANCY, a pequena Paris.

Localizada na região de Lorena (Lorraine), na França, Nancy é uma cidade que se ergueu durante a Idade Média, que foi praticamente destruída durante as Guerras Mundiais e ressurgiu lindamente sob traços arquitetônicos em Art Nouveau (se tornado a capital deste estilo artístico/arquitetônico, que em determinados momentos se funde ao estilo renascentista), e atualmente é considerada uma das cidades mais bonitas da França.

Também conhecida como a “Cidade dos Portões Dourados”, Nancy é fascinante e vivaz, detentora de um rico patrimônio arquitetônico e artístico, que te fará se apaixonar por ela. Não atoa ela pode ser classificada entre as mais belas cidades europeias. Foi o destino escolhido por mim para celebrar o meu aniversário e para onde levarei vocês comigo através dos relatos e fotos deste post.

ONDE SE HOSPEDAR EM NANCY


Nancy é um destino ideal de final de semana e por isso se hospedar em uma região central, que te permitirá explorar da melhor forma a cidade e os seus inúmeros atrativos sem perdas de tempo, é a melhor escolha. Como eu visitei a cidade durante o meu aniversário e Molly (a minha filhota de quatro patas) estava comigo, eu queria um local charmoso, aconchegante e que aceitasse um animalzinho de estimação.

Numa primeira pesquisa selecionei a Maison d’Hôte de Myon, o Mercure Nancy Centre Place Stanislas, o Hotel d’Haussonville e o Best Western Plus Crystal como os meus preferidos. Levando em consideração avaliações, localização e preço a diferença entre eles não era muito grande, o que tornava a escolha ainda mais difícil. Até eu me deparar com a foto de um dos quartos da Maison d’Hôte de Myon, o “Estábulo” e me apaixonar completamente!

Antes mesmo de chegar por lá fui muito bem atendida pela Martine, que respondeu pacientemente a todos os meus emails com questionamentos e pedidos de sugestões. Ela ainda organizou uma torta pro meu aniversário e eu fiquei muito feliz!

O hotel está localizado em uma casa cheia de histórias, renovada em alguns pontos para oferecer mais conforto aos hóspedes. A localização é perfeita. Em 5 minutos estávamos na praça principal da cidade, o estacionamento estava no meio do caminho e custava 14 euros por dia e as redondezas estavam cheias de bares, restaurantes e lojinhas.

Se você estiver indo com família, há lofts bem legais na propriedade. O Taupe foi o meu favorito!

Molly foi muito bem recebida por lá. Não só pela Martine mas também pelas meninas que trabalham no hotel. Sentávamos todo dia no final da tarde na sala para tomarmos chá e todo mundo enchia ela de carinho. Então se você tem um bebezinho de quatro patas também, tenha certeza que ele será muito bem acolhido por lá.

OS MELHORES RESTAURANTES DE NANCY


La Maison dans le Parc – recomendado pela nossa anfitriã Martine, o restaurante é maravilhoso! Da localização ao serviço e claro aos sabores. Um verdadeiro deleite! Reserve com antecedência ou não encontrará mesa disponível.

Le Capu – outro lugar super charmoso, aconchegante, bonito. Os funcionários muito educados e gentis e a comida estava maravilhosa! Dá vontade de pedir o menu inteiro. A localização dele também era ótima, a poucos minutos do nosso hotel. Outro endereço que pede reserva ou provavelmente não conseguirá uma mesa de última hora.

L’Excelsior – um daqueles ícone bem tradicionais da França, o prédio por si só já vale a visita, a comida estava bem gostosa. Uma ótima pedida para um chá da tarde. Para almoço ou jantar é ideal reservar com antecedência de pelo menos 2 dias ou correrá o risco de não encontrar mesa disponível.

La Primatiale – fomos bem despretensiosamente neste restaurante, porque ele estava bem pertinho do nosso hotel. Não tínhamos nenhuma indicação dele. Passamos, vimos e decidimos provar. O local não é dos mais requintados, mas a comida estava DELICIOSA!

Também pegamos comida num Asiático entre pertinho da Catedral da cidade e claro do nosso hotel quando estávamos cansados e não queríamos nos arrumar pra sair. Comemos no quarto e estava bem bom também, o nome do local é Pitaya Thai Street Food.

O QUE VER EM NANCY


Comecei este post falando sobre o fascínio e a riqueza artística, histórica e cultural desta cidade. Por isso será um deleite passear por suas ruas e descobrir os pontos interessantes que ela tem a oferecer.

PRAÇA STANISLAS

Bem no coração da cidade, a mais bonita Praça Real da Europa é um perfeito exemplo do Classicismo Francês. Portões em ouro ricamente decorados, fontes majestosas, cafés com terraços lotados ao sol, restaurantes charmosos e muito mais, fazem deste lugar uma verdadeira joia e não atoa ela se encontra na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. LINDA DEMAIS! Não dá vontade de sair dela.

Vestido/Trench lindo da Max Mara de Zurique

Alguns dos edifícios que compõem a Praça Stanislas são o Museu de Belas Artes e a Opera. É com certeza um dos pontos altos na viagem pela cidade.

PORTE DE LA CRAFFE

Único remanescente das muralhas medievais que um dia protegiam a cidade. As 2 torres compõem a mais antiga fortificação de Nancy, construídas entre os séculos XIV e XV. Em algum momento da sua história ela serviu de prisão e passou a ser um dos símbolos da Cidade Antiga.

A rua que nos leva até ela é muito fofa! Faz parte do Bairro de Ville Vieille, que é onde a cidade ferve com todas as lojinhas locais, mercadinhos lindos, cafés, padarias, restaurantes e barzinhos. Alí eu provei o tão famoso Quirche Lorraine, que em algum momento de sua viagem pela França você já deve ter ouvido falar nele ou até provado. Pois bem, ele é típico daqui. Também compramos baguetes pra comer pela rua enquanto caminhávamos pela cidade. Até a Molly comeu e amou!

BASÍLICA DE SAINT EPVRE

Construída no século XIX esta sede religiosa em estilo neogótico se encontra no centro da cidade de Nancy e precisa ser vista durante a sua passagem por lá. Com uma fachada esplêndida e vitrais lindíssimos no seu interior a construção foi reconhecida como Monumento Histórico em 1999.

Ela está bem no meio do caminho entre a Porte de la Craffe e a Praça Stanislas e não passará despercebida.

MUSEU DE BELAS ARTES

Algum amante das artes por aqui?

Pois bem, neste espaço de 9 mil metros quadrados, que pulsa no coração desta cidade, você poderá apreciar muitas obras de importantes nomes do cenário artístico europeu, como o meu adoradíssimo Caravaggio (e tantos outros, claro).

O Museu ainda reune obras de artistas regionais como Bellange, Jacques Callot e outros.

VILLA MAJORELLE

O primeiro exemplar inteiramente em estilo Art Nouveau de Nancy e sem sombra de dúvidas uma das atrações mais importantes da cidade esta Villa foi construída a pedido do marceneiro, ferreiro e designer francês, Louis Majorelle, que elegeu o então renomado Henri Sauvage como arquiteto responsável pela obra, que levaria 2 anos para ser concluída.

O Louis Majorelle foi um dos fundadores da École de Nancy. Ele se mudou de Paris para cá após a morte dos pais, quando teve então que tocar os negócios da família nesta charmosa cidade. Ele desenvolveu formas únicas para mobiliário que se destacaram no cenário francês e serviram de inspiração para Emile Gallé.

O local está aberto de quartas a domingos, das 14:00 às 17:00. É possível comprar os ingressos antecipadamente através deste link. Há a possibilidade de fazer a visita por conta própria ou guiada, mas infelizmente os guias que eles disponibilizam falam somente francês.

Salle à manger au rez-de-chaussée. Villa Majorelle, à Nancy, décembre 2019.

MUSÉE DE L’ÉCOLE DE NANCY

Não dá para passar por Nancy sem visitar este Museu. Ele está bem pertinho da Villa Majorelle, o que dá um combo perfeito. Um dos poucos museus franceses único e exclusivamente dedicado à Art Nouveau. A coleção, que se encontra na antiga residência do Eugène Corbin (um grande colecionador da Escola de Nancy), é uma excelente testemunha da diversidade técnica e riqueza desta vertente artística, com vitrais, móveis, objetos de decoração e muito mais.

PALÁCIO DUCAL | MUSEU DE LORENA

Este imponente edifício foi construído no século XVI e serviu de residência para os Duques da Lorena, a região francesa onde se encontra Nancy.

Sua fascinante portaria foi inspirada no Castelo Real de Blois (um dos tantos erguidos no Vale do Loire, local lindo que vistamos há algum tempo) e mistura em seus elementos da arte gótica e do renascimento italiano. Desde 1848 o local é a sede do Museu que através dos seus objetos conta a história desta, que foi por muitos longos anos motivo de disputa entre França e Alemanha.

MERCADO CENTRAL DE NANCY

Quem aí também ama visitar um mercado durante as viagens e mergulhar a fundo na vida dos locais?

Eu sou uma dessas. Passear entre lojas e barracas que vendem dos itens mais essenciais do nosso cotidiano aos pitorescos que podemos encontrar somente em lugares específicos deste mundo é uma delícia! E aqui não seria diferente….

Durante a viagem por Nancy, aproveitamos para também conhecermos a capital da Lorena e claro, dar uma chegadinha no país vizinho, Luxemburgo, para finalmente explorar alguns cantinhos deste mundão que queríamos ver um dia.

Agora me contem aqui: já tinha ouvido falar desta cidade? Espero que vocês tenham gostado dela tanto quanto eu e que Nancy entre já para a sua listinha de viagens.

0 0 votes
Article Rating
Brenda Tavares
Brenda Tavares
Subscribe
Notify of
guest
2 Comments
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] se não estiver de passagem por algum país vizinho. E já que estamos nesta região, chegou finalmente a hora de conhecê-lo, o que em 1 ou 2 dias você conseguirá […]

trackback

[…] falei no post anterior, escolhemos Nancy como a nossa base durante esta viagem pelo leste Francês, mas como a […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x