Um dia em Luxemburgo.

Emocionada em dar mais um check na minha listinha de novos países a serem vistos, com Luxemburgo, um país situado entre a França, a Bélgica e a Alemanha. A sua capital leva o mesmo nome e é conhecida por ser uma das capitais da União Europeia. Luxemburgo é o segundo país mais rico do mundo e o seu governo é na verdade um Grão-Ducado.

Provavelmente ninguém planeja visitá-lo se não estiver de passagem por algum país vizinho. E já que estamos nesta região, chegou finalmente a hora de conhecê-lo, o que em 1 ou 2 dias você conseguirá fazer.

UM FATO INTERESSANTE: em Luxemburgo se fala Francês, Alemão e o Luxemburguês, que foi estabelecido por lei como idioma nacional em 1984.

O QUE VER NA CIDADE DE LUXEMBURGO


Luxemburgo é uma cidade relativamente pequena, se pensarmos nela como a capital do país, com cerca de 103.973 habitantes (incluindo a região metropolitana). Ela se destaca por sediar importantes instituições financeiras e administrativas europeias, como o Tribunal de Justiça Europeu, o Tribunal de Contas e o Banco Europeu de Investimentos. É uma das cidades mais ricas do continente e muito desenvolvida no seu comércio e indústrias.

Caminhar por suas ruas é se sentir um pouco na França, influência que pode ser notada na arquitetura e urbanização. A cidade é dividida em 2 níveis e isso pode te confundir num primeiro momento mas depois você entenderá como ir do plano térreo ao superior. Mas vamos aos pontos que você precisa ver quando de passagem por aqui:

VILLE HAUTE

Aqui pulsa a cidade antiga e é neste bairro onde cafés, restaurantes, butiques e muitos mais se conectam ao passado e à história deste lugar. Nele você encontrará a Place Guillaume II, uma praça medieval que originalmente era um Mosteiro Franciscano. Nela você poderá apreciar alguns dos outros pontos de interesse durante uma viagem pela cidade, como por exemplo a Prefeitura de Luxemburgo.

CATEDRAL DE NOTRE DAME

Originalmente esta Catedral foi uma Igreja Jesuíta, numa viagem que fazemos por alguns séculos até o ano de 1613. Atualmente ela é um lindo exemplar do Gótico Tardio composta por vários elementos/ornamentos que foram inspirados por suas vez no estilo Renascentista. Há alguns bancos e muretas ao seu redor que podem ser uma boa pedida para uma descanso enquanto admiramos a construção e todos os seus detalhes.

CHEMIN DE LA CORNICHE

Esse cantinho da cidade é muito lindo, não atoa é considerado um dos mais lindos terraços da Europa! Ele debruça sobre a parte baixa de Luxemburgo, nos proporcionando vistas de tirar o fôlego. Dá para chegar nele seguindo uma trilha que sai do Grund e vai subindo a colina até chegar lá em cima, ou vindo do centro na parte alta e caminhando até o Palácio. Num dia de outono com a cidade toda laranjinha, ou coberta de neve, este cenário deve ser ainda mais espetacular.

CASEMENTS DU BOCK

Localizado no Grund, este vasto complexo de túneis subterrâneos marcam um momento não tão lindo da história, quando eram usado como abrigos anti-aéreos durante a II Guerra Mundial. É muito interessante caminhar por eles, então super indico o passeio a vocês.

THE GRUND

Esta é a parte baixa da cidade antiga de Luxemburgo. No passado, era habitado por muitos artesãos, atualmente é um belo centro preservado que conta a história deste lugar, recortado por um rio que embeleza ainda mais o lugar, que em alguns ângulos mais parece um cenário de filmes.

PALÁCIO GRAND DUCAL

Eis aqui a residência oficial do Grão-Duque de Luxemburgo. Dela são exercidas as sua funções de Chefe de Estado desde 1890. É possível participar de tours guiados dentro dele, como não tínhamos muito tempo preferimos só observa-lo por fora mesmo. A área ao seu redor é considerada a “Cidade Antiga” e ao redor dele podemos explorar alguns pontos interessantes da cidade a pé.

RUE PHILIPPE II

Os amantes de moda e artigos mais sofisticados irão curtir esta rua. Nelas estão as lojas dos grande nomes da moda, os edifícios são bem bonitos e ela conecta alguns dos pontos citados neste post que pode ser explorados durante a sua visita à cidade de Luxemburgo.

ONDE COMER EM LUXEMBURGO


Viemos aqui também para encontramos um amigo que mora na cidade e o almoço ficou por conta dele. Não provamos nenhum restaurante local mas deixo pra vocês uma lista de sugestões:

  • Matelots
  • Lux’Burgers
  • Oro & Argento
  • Beet

Espero que vocês tenham curtido o nosso dia na cidade de Luxemburgo e me contem se as dicas foram úteis. Já estou em casa arrumando as malas novamente pois em breve pegamos estrada mais uma vez rumo ao nosso destino de final de semana prolongado. Até mais!

0 0 votes
Article Rating
Brenda Tavares
Brenda Tavares
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x